Procura

PedagogiaJogos e suas características: pedagógicos de raciocínio e psicomotor


EXERCÍCIOS - Exercício 36

  • (VUNESP 2021)

O jogo proporciona benefícios indiscutíveis no desenvolvimento e no crescimento da criança. Entre outros benefícios, por meio do jogo a criança aprende a planejar e a considerar os meios necessários para alcançar um objetivo. Segundo Vygotsky (in: Bassedas et alii, 1999), é correto afirmar que o jogo


A) é uma atividade que proporciona prazer e diversão. Joga-se pelo prazer de jogar, por uma obrigação, para conseguir objetivos alheios.

B) responde a uma finalidade externa e caracteriza-se por um “fazer de conta”, para possibilitar um mundo de fantasia no qual sonhos são realizados.

C) é feito com finalidade concreta e definitiva. No jogo, a criança dá mais importância às finalidades que deseja conseguir do que aos meios e às atividades que realiza enquanto joga.

D) está submetido a exigências que correspondem a assumir expectativas, o que estimula a iniciativa e a invenção; também não possui regras ou limites.

E) cria uma zona de desenvolvimento próximo na criança, de maneira que, durante o período que joga, a criança está sempre além de sua idade real.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 37

Vamos para o Anterior: Exercício 35

Tente Este: Exercício 2

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.98ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.65ms))((ts_substr_c=0.64ms))((ts_substr_im=0.74ms))
((total= 4ms))