PedagogiaJogos e suas características: pedagógicos de raciocínio e psicomotor
- (VUNESP 2021)
O jogo proporciona benefícios indiscutíveis no desenvolvimento e no crescimento da criança. Entre outros benefícios, por meio do jogo a criança aprende a planejar e a considerar os meios necessários para alcançar um objetivo. Segundo Vygotsky (in: Bassedas et alii, 1999), é correto afirmar que o jogo
A) é uma atividade que proporciona prazer e diversão. Joga-se pelo prazer de jogar, por uma obrigação, para conseguir objetivos alheios.
B) responde a uma finalidade externa e caracteriza-se por um “fazer de conta”, para possibilitar um mundo de fantasia no qual sonhos são realizados.
C) é feito com finalidade concreta e definitiva. No jogo, a criança dá mais importância às finalidades que deseja conseguir do que aos meios e às atividades que realiza enquanto joga.
D) está submetido a exigências que correspondem a assumir expectativas, o que estimula a iniciativa e a invenção; também não possui regras ou limites.
E) cria uma zona de desenvolvimento próximo na criança, de maneira que, durante o período que joga, a criança está sempre além de sua idade real.
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