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PedagogiaJogos e suas características: pedagógicos de raciocínio e psicomotor


EXERCÍCIOS - Exercício 22

  • (VUNESP 2019)

De acordo com Kátia Stocco Smole (1996), a respeito da abordagem ou do trabalho com a geometria na Educação Infantil, é correto afirmar que


A) o trabalho com a matemática na Educação Infantil deve estar dominado pela preocupação com as noções numéricas. E o trabalho com a geometria deve ocorrer no último bimestre de cada ano e estar relacionado exclusivamente ao reconhecimento das figuras geométricas quadrado, triângulo e retângulo.

B) a geometria envolve conceitos complexos e abstratos que as crianças pequenas não conseguem compreender. Elas chegam à Educação Infantil sem nenhuma noção da geometria, cabendo aos professores lhes apresentar a geometria de forma simplificada, somente a partir dos três anos de idade.

C) para trabalhar geometria na educação infantil, é necessário pensar em uma proposta que contemple três aspectos simultaneamente: a organização do esquema corporal, a orientação e percepção espacial e o desenvolvimento de noções geométricas propriamente ditas.

D) por ser um conteúdo mais simples, as atividades relacionadas à geometria na Educação Infantil devem ser realizadas de forma esporádica e de modo estático, com lápis e papel para facilitar o aprendizado, apresentando à criança uma figura geométrica por vez e propondo tarefas de pintura, contorno e colagem com cada uma das figuras.

E) o ensino de geometria na Educação Infantil não deve estar restrito a ensinar a nomear as figuras geométricas. Devem ser ensinados também conceitos como dentro e fora, direito e esquerdo, exclusivamente com atividades na folha e sempre com comandos claros como: pinte a bola que está dentro da cesta; contorne a casa que está à direita da árvore.


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