Procura

PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias


EXERCÍCIOS - Exercício 222

  • (VUNESP 2021)

Ao escrever sobre alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Leão (in: Gustsack, Viegas, Barcelos, 2007) defende que o desejo de elevar os educandos e educandas jovens e adultos a uma condição de alfabetizados pressupõe práticas sociais de leitura e escrita que possam também elevá-los à condição de cidadãos e cidadãs. Para o autora, um trabalho em alfabetização que pretenda contribuir para uma formação cidadã precisa reorganizar algumas ações como


A) a duração das aulas, a formação dos professores e a garantia da oferta de livros didáticos a todos os alunos, sendo necessário, também, promover a alfabetização de forma neutra.

B) a discussão dos programas ou projetos pedagógicos com os envolvidos, a relação estabelecida com o saber, os currículos, as formas de avaliação, os horários, a participação de alunos e alunas nas decisões.

C) a reestruturação do currículo e das relações de poder na escola, a promoção de uma escola crítica, democrática, apolítica, na qual a alfabetização está desvinculada das identidades de classe ou pessoal.

D) respeitar as necessidades dos adultos e sua representação de escola e ensinar a partir da técnica que privilegia o traçado exato da letra e a memorização das famílias silábicas, acelerando, assim, a alfabetização.

E) desobrigar a EJA de cumprir as normas da educação formal e de funcionar em prédios escolares, devendo, ainda, considerar a leitura e a escrita como marcas de sabedoria, que são essenciais para o estudante.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 223

Vamos para o Anterior: Exercício 221

Tente Este: Exercício 240

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+