PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias
- (VUNESP 2019)
A literatura aponta que jovens e adultos com deficiência correspondem a uma grande parcela da população sem acesso à escolaridade na idade apropriada, dos quais muitos foram privados da oportunidade de uma educação formal em escolas inclusivas. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica/EJA do Ministério de Educação e do município de Campinas, a Educação de Jovens e Adultos implica em
A) garantir oportunidades educacionais apropriadas para essa etapa de vida e suas necessidades inerentes e afastar-se da concepção infantilizadora.
B) conferir ao aluno o estatuto de jovem e adulto com a concepção centrada nas barreiras que a deficiência acarreta e determinar o conteúdo curricular a ser apresentado.
C) realizar avaliação diagnóstica com o objetivo de definir o nível de aprendizagem com base nas características da deficiência apresentada por avaliação pedagógica.
D) afastar a concepção infantilizadora da deficiência e estabelecer uma avaliação diagnóstica centrada nos limites e barreiras que impedem a vida autônoma.
E) estabelecer a concepção centrada na deficiência e avaliação diagnóstica que determine os limites e deficiências e as etapas de escolaridade.
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