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PedagogiaLei nº 9.394 de 1996 - lei de diretrizes e bases da educação nacional (ldben) e suas alterações (3)


EXERCÍCIOS - Exercício 480

  • (AMEOSC 2021)

A BNCC vem reafirmar a vivência das competências dispostas anteriormente pela LDBEN. Compreender essa realidade requer refletir e, ao mesmo tempo, questionar quais fundamentos teóricos são inspiradores da Base, especificamente os que tratam de analisar quais tendências estão presentes neste documento normativo. Sendo assim, de acordo com a BNCC: [...] competência é definida como:


A) Uma questão de poder, tanto nas relações professor/aluno e administrador/professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela, ou seja, envolve relações de classes sociais (classe dominante/classe dominada) e questões raciais, étnicas e de gênero, não se restringindo a uma questão de conteúdos.

B) A mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

C) A mobilização de pensamentos de filósofos e autores que falam de como educação é compartilhada que servem para que os alunos resolvam demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

D) Um projeto que serve para nortear e delimitar o que será feito durante o ano, por todos os integrantes da escola: professores, coordenadores e alunos, e segue normas municipais e estaduais, além de diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaboradas pelo MEC.


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