Procura

Segurança e saúde no trabalhoSaúde e segurança no ambiente de trabalho


EXERCÍCIOS - Exercício 403

  • (VUNESP 2021)

A investigação e análise de acidentes de trabalho, do ponto de vista do gerenciamento de riscos, constituem atividades que cumprem importante papel na geração de subsídios necessários à implantação de um processo de melhoria contínua na gestão da segurança e saúde no trabalho, na organização. Entre as técnicas passíveis de utilização, consta


A) o Diagrama de Ishikawa, que, ao trabalhar com classes de determinantes de eventos, permite separar aqueles que têm raízes comportamentais e são passíveis de correção no curto prazo, daqueles provocados por aspectos estruturais do ambiente e das condições de trabalho, que envolvem tempo, são mais onerosos e demandam aprovação da alta administração da organização.

B) a Análise Coletiva de Atos Inseguros, que, para ser implantada, exige a participação de trabalhadores que realizam atividades semelhantes àquelas do acidente objeto de análise e uma política de gestão de pessoas que não pratique a punição como argumento para corrigir comportamentos dos trabalhadores que se disponham a participar.

C) a Árvore de Probabilidades de Eventos, que deve ser aplicada na investigação e análise em organizações cujos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho utilizem a Análise de Árvores de Falhas como técnica de avaliação de riscos, por apresentarem semelhanças quanto ao uso da álgebra booleana na construção de diagramas causais.

D) a Árvore de Causas, método publicado originalmente pelo Institute National de Recherche et de Sécurité – INRS, da França, que tem caráter sistêmico; tem como unidade de análise a atividade e leva à construção de um diagrama que se inicia com o acidente analisado e vai incorporando, à luz do raciocínio lógico, os antecedentes-estado ou variações que compareceram nos determinantes do acidente.

E) a abordagem que classifica todos os fatores identificados na investigação em duas rubricas: uma que congrega os fatores comportamentais, que devem ser restritos à vítima, e outra que reúne todos os fatores que são pertinentes às condições de trabalho, como o estado de máquinas, equipamentos e ferramentas manuais utilizados pela vítima.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 404

Vamos para o Anterior: Exercício 402

Tente Este: Exercício 432

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=8.07ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.65ms))((ts_substr_c=2.36ms))((ts_substr_im=0.86ms))
((total= 12ms))