Procura

Engenharia civilDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 490

  • (GUALIMP 2021)

É comum que empresas abandonem obras por consequência de orçamentos mal elaborados. Durante o andamento da obra, encontram-se no caminho itens não previsto nos cálculos, interferências não observadas, obrigações que foram despercebidas na leitura dos editais e itens de projeto que não tiveram seus custos incluídos. É de grande responsabilidade do profissional a preparação correta desse orçamento. Assim, desde o início da obra é possível saber os custos e resultados que serão obtidos ao término. Cabe ao engenheiro de custos, ao iniciar o cálculo do orçamento de uma obra ou a elaboração do custo de um projeto em licitação, considerar os seguintes pontos, EXCETO:


A) Analisar todos os dados disponibilizados como edital, contrato, projeto e especificação técnica.

B) Promover visita técnica ao local dos serviços a fim de tomar ciência das características do local de realização das obras, levantando as dificuldades executivas e de acesso.

C) No caso de concorrências, identificar junto à Empresa a prioridade de vencer a licitação. Isto é, orçar o custo da obra com precisão máxima adotando BDI mínimo, com adoção de benefício ou lucro desejado.

D) Num processo de concorrência, é suficiente fazer a média dos custos de execução por metro quadrado. A visita técnica também não é necessária, evitando trabalho e custos dispensáveis caso a licitação não seja vencida.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 491

Vamos para o Anterior: Exercício 489

Tente Este: Exercício 20

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia civil






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.34ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.97ms))((ts_substr_im=0.71ms))
((total= 7ms))