Engenharia de pescaPiscicultura
- (NC-UFPR 2017)
Na maioria absoluta das vezes, a reprodução de peixes reofílicos em cativeiro envolve a indução hormonal à maturação gonadal e a consequente ovulação/espermiação via extrusão manual dos gametas sexuais. A fecundação dos ovócitos, por sua vez, é feita a seco e não dentro da água, como seria natural de se esperar no caso de animais que vivem o tempo todo dentro da água e nela se reproduzem. Assinale a alternativa que justifica esse procedimento adotado na piscicultura.
A) A hidratação prévia dos ovócitos diminui significativamente a probabilidade da sua fertilização pelo esperma dos machos.
B) Fazendo dessa forma, a produção de vitelo é acelerada e o tempo de desenvolvimento embrionário é reduzido em até 32,5%, diminuindo, com isso, o tempo em que as larvas precisam permanecer nos tanques de larvicultura.
C) Assim os alevinos gerados terão maior vigor zootécnico, o que reverterá em uma menor taxa de mortalidade durante as fases larvais e pós-larvais.
D) A fecundação a seco evita que os corpúsculos de Stannius presentes nos ovócitos sejam ativados mais tardiamente, aumentando o tempo que os técnicos responsáveis pela reprodução dos peixes terão para manipular os gametas sexuais e garantir uma maior taxa de sucesso no processo.
E) Dessa forma, o espermatozoide pode penetrar em vários pontos distintos do ovócito, chamados de micrópilas, ao contrário do que aconteceria em uma fertilização feita dentro da água.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 16
Vamos para o Anterior: Exercício 14
Tente Este: Exercício 63
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia de pesca