Procura

Educação físicaFisiologia do exercício


EXERCÍCIOS - Exercício 72

  • (INSTITUTO AOCP 2020)

Durante as práticas de atividade física, em especial aquelas com maior duração, a oxidação dos ácidos graxos é uma das principais responsáveis pelo fornecimento de energia em grande parte dos tecidos celulares. Basicamente, existem três fontes de ácidos graxos das quais as células obtêm seu combustível: (1) gorduras sintetizadas em um órgão para exportação a outro, (2) gorduras armazenadas nas células como gotículas de lipídeos e (3) gorduras consumidas na dieta. Sendo assim, quais são as 3 etapas que constituem o processo de oxidação de ácidos graxos?



A) Etapa 1: um ácido graxo de cadeia longa é oxidado para produzir resíduos de acetil na forma de acetil-CoA. Esse processo é chamado de glicólise anaeróbia. Etapa 2: os elétrons derivados das oxidações das etapas 1 e 2 passam ao O2 por meio da cadeia respiratória mitocondrial, fornecendo a energia para a síntese de proteínas. Etapa 3: as proteínas sintetizadas na etapa 2 são convertidas em ATP para a geração de energia.


B) Etapa 1: os resíduos de acetil na forma de acetil-Coa são convertidos em uma cadeia complexa de ácido graxo. Etapa 2: no ciclo do ácido cítrico, ocorre a oxidação do ATP em ADP. Etapa 3: os elétrons derivados das oxidações das etapas 1 e 2 passam ao O2 por meio da cadeia respiratória mitocondrial, fornecendo a energia para a síntese de ATP por fosforilação oxidativa.


C) Etapa 1: um ácido graxo de cadeia longa é oxidado para produzir resíduos de acetil na forma de acetil-CoA. Esse processo é chamado de b-oxidação. Etapa 2: os grupos acetil são oxidados a CO2 no ciclo do ácido cítrico. Etapa 3: os elétrons derivados das oxidações das etapas 1 e 2 passam ao O2 por meio da cadeia respiratória mitocondrial, fornecendo a energia para a síntese de ATP por fosforilação oxidativa.

D) Etapa 1: no sangue, a glicose é quebrada e libera moléculas menores de açúcar. Etapa 2: as moléculas de açúcar liberadas na corrente sanguínea se acoplam aos seus receptores de membrana para entrarem no meio celular. Etapa 3: no meio intracelular, as moléculas de açúcar são quebradas em forma de energia pela mitocôndria para posterior utilização pelos tecidos


E) Etapa 1: no intestino delgado, ocorre a absorção dos ácidos graxos advindos exclusivamente da dieta. Etapa 2: os ácidos graxos absorvidos passam para corrente sanguínea e são distribuídos ao organismo todo. Etapa 3: os ADPs sintetizados são quebrados em ATP gerando energia suficiente para a manutenção do organismo durante sua atividade.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 73

Vamos para o Anterior: Exercício 71

Tente Este: Exercício 51

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.49ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.94ms))((ts_substr_im=0.98ms))
((total= 6ms))