PedagogiaAlfabetização e letramento
- (FGV 2019)
Para desenvolver a consciência fonológica de seus alunos e
auxiliar o processo de alfabetização, o docente organizou
as atividades práticas a seguir.
I. Apresenta um teatro de fantoches, em que um dos personagens fala "palavras bobas": em vez de / menino /, diz / benino /. As crianças devem, então, assistir ao teatro de fantoches e interagir, identificando e corrigindo as "palavras bobas".
II. Conta uma história curta e pede às crianças que falem itens da história que comecem por um determinado som: palavras que começam com /a/; animais cujos nomes começam com /ma/, por exemplo.
As atividades propostas pelo docente trabalham, respectivamente, com
A) consciência fonêmica e aliteração.
B) rima e segmentação de frases.
C) Identidade fonêmica e rima.
D) consciência de sílabas e segmentação de frases.
E) aliteração e identificação de sílabas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 178
Vamos para o Anterior: Exercício 176
Tente Este: Exercício 182
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia