Procura

PedagogiaAlfabetização e letramento


EXERCÍCIOS - Exercício 177

  • (FGV 2019)

Para desenvolver a consciência fonológica de seus alunos e auxiliar o processo de alfabetização, o docente organizou as atividades práticas a seguir.

I. Apresenta um teatro de fantoches, em que um dos personagens fala "palavras bobas": em vez de / menino /, diz / benino /. As crianças devem, então, assistir ao teatro de fantoches e interagir, identificando e corrigindo as "palavras bobas".

II. Conta uma história curta e pede às crianças que falem itens da história que comecem por um determinado som: palavras que começam com /a/; animais cujos nomes começam com /ma/, por exemplo.

As atividades propostas pelo docente trabalham, respectivamente, com




A) consciência fonêmica e aliteração.

B) rima e segmentação de frases.

C) Identidade fonêmica e rima.

D) consciência de sílabas e segmentação de frases.

E) aliteração e identificação de sílabas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 178

Vamos para o Anterior: Exercício 176

Tente Este: Exercício 182

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.53ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.58ms))((ts_substr_c=1.20ms))((ts_substr_im=1.01ms))
((total= 5ms))