Procura

PedagogiaAlfabetização e letramento


EXERCÍCIOS - Exercício 142

  • (GANZAROLI 2019)

Há experiências evidentes que mostram com clareza que o que lembramos, após a leitura de um texto, são as inferências que fizemos durante a leitura do mesmo. Quando decoramos um texto, sem tentar procurar um sentido global, isto é, sem fazer as inferências necessárias, esquecemos o conteúdo quase que imediatamente, evidenciando, com isso, que não houve compreensão, apenas um passar de olhos superficial, sem que o material percebido sequer pareça ter entrado na consciência. Lopes, et.al. Escola ativa (2010). O ato de ler ativa uma série de ações e pensamentos que ocorrem ao mesmo tempo através de estratégias de leitura que são:
a) Decodificação b) Inferência c) Antecipação d) Seleção e) Verificação
Atribua o significado correto para cada estratégia de acordo com a sequência das mesmas:
( ) Utilização durante a leitura do que é útil para a interpretação do texto, desprezando o que não é importante. ( ) Não está escrito no texto. Vai se confirmando ou não, de acordo com a leitura. ( ) Pressupõe aprender as correspondências que existem entre sons da linguagem e os signos, ou os conjuntos de signos gráficos. ( ) Confirmação e checagem das demais estratégias na medida em que se lê. ( ) Contexto para interpretar o texto. Usar os conhecimentos de mundo para entendê-lo.
Assinale a sequência correta:


A) a - b - c - d - e.

B) d - c - a - e - b.

C) e - d - c - b - a.

D) c - b - a - e - d


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 143

Vamos para o Anterior: Exercício 141

Tente Este: Exercício 308

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.81ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.70ms))((ts_substr_c=1.23ms))((ts_substr_im=1.03ms))
((total= 9ms))