PedagogiaPiaget
- (AMEOSC 2019)
Com relação aos estágios do desenvolvimento humano, Piaget considera períodos no processo evolutivo com características que relacionam fases de desenvolvimento alcançadas em determinadas faixas etárias. Com relação a este tema, relacione os itens I, II, III e IV expostos a seguir com os quatro estágios (A, B, C e D) propostos por Piaget.
Característica I. A principal marca de passagem para este período é o aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, a emergência da linguagem. II. Aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas. III. Ao final do período a criança se percebe dentro de um universo, situando-se como objeto específico, agente e paciente dos eventos que nele ocorrem. IV. A criança é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal.
Estágios A - Período sensório-motor. B - Período pré-operatório. C - Período das operações concretas. D - Período das operações formais.
Assinale a alternativa correta:
A) I-C; II-B; III-D; IV-A.
B) I-B; II-C; III-A; IV-D.
C) I-A; II-D; III-C; IV-B.
D) I-D; II-A; III-B; IV-C.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 25
Vamos para o Anterior: Exercício 23
Tente Este: Exercício 14
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia