PedagogiaPiaget
- (AMEOSC 2022)
Analisando as obras de Piaget e Vygotsky, surgem divergências em relação aos conceitos científicos e espontâneos, influenciando o aprendizado escolar e o desenvolvimento cognitivo da criança.
Fonte: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17634_7769.pdf
Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Tanto Piaget como Vygotsky são interacionistas, postulando a importância da relação entre indivíduo e ambiente na construção dos processos psicológicos; nas duas abordagens, portanto, o indivíduo é ativo em seu próprio processo de desenvolvimento.
B) É possível afirmar que Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente, apresentando maneiras iguais de conceber este processo de desenvolvimento.
C) Enquanto Piaget privilegia a maturação biológica, Vygotsky valoriza o ambiente social. Piaget salienta que o desenvolvimento passa por estágios fixos e universais, prevalecendo o processo de maturação, Vygotsky discorda, por acreditar que o ambiente social da criança influenciará no nível do seu desenvolvimento.
D) Para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A compreensão da linguagem, pela criança, transforma suas ações mentais superiores, dando forma ao pensamento, ao campo imaginário, e também, ao o uso da memória.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 196
Vamos para o Anterior: Exercício 194
Tente Este: Exercício 234
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia