PedagogiaPiaget
- (VUNESP 2019)
Ao propor sua teoria do desenvolvimento do juízo moral das crianças, Piaget se volta para o estudo do jogo coletivo de regras, como a amarelinha e a bola de gude. De acordo com La Taille (1992), “Para Piaget, os jogos coletivos de regras são paradigmáticos para a moralidade humana”, porque
A) suas regras são necessárias e mutuamente acordadas para o funcionamento da brincadeira, garantindo princípios de justiça e honestidade à atividade.
B) a ética meritocrática piagetiana se desenvolve a partir da valorização da alta performance e da competitividade presente nos jogos.
C) são jogos culturalmente datados, revelando que não existem estruturas universais de desenvolvimento psíquico e moral.
D) Piaget prioriza o lúdico e o emocional como finalidade do juízo moral, em oposição a componentes cognitivos ou racionais.
E) revelam no brincar que a criança pequena é autônoma, comprovando que a autonomia é condição de partida do ser humano.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 5
Vamos para o Anterior: Exercício 3
Tente Este: Exercício 39
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia