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PedagogiaPiaget


EXERCÍCIOS - Exercício 4

  • (VUNESP 2019)

Ao propor sua teoria do desenvolvimento do juízo moral das crianças, Piaget se volta para o estudo do jogo coletivo de regras, como a amarelinha e a bola de gude. De acordo com La Taille (1992), “Para Piaget, os jogos coletivos de regras são paradigmáticos para a moralidade humana”, porque


A) suas regras são necessárias e mutuamente acordadas para o funcionamento da brincadeira, garantindo princípios de justiça e honestidade à atividade.

B) a ética meritocrática piagetiana se desenvolve a partir da valorização da alta performance e da competitividade presente nos jogos.

C) são jogos culturalmente datados, revelando que não existem estruturas universais de desenvolvimento psíquico e moral.

D) Piaget prioriza o lúdico e o emocional como finalidade do juízo moral, em oposição a componentes cognitivos ou racionais.

E) revelam no brincar que a criança pequena é autônoma, comprovando que a autonomia é condição de partida do ser humano.


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