PedagogiaPiaget
- (CONSULPLAN 2019)
A inteligência não aparece de modo algum, num dado momento do desenvolvimento mental, como um mecanismo completamente montado e radicalmente diferente dos que o precederam. Apresenta, pelo contrário, uma continuidade admirável com os processos adquiridos ou mesmo inatos respeitantes à associação habitual e ao reflexo, processos sobre os quais ela se baseia, ao mesmo tempo que os utiliza. (PIAGET, 1986, p. 23.)
Assim sendo, é INCORRETO afirmar que a inteligência:
A) Existe na ação do sujeito, na ação mental e física constituída com o ambiente.
B) É um processo que se inicia após o nascimento da criança e finaliza no primeiro ano de vida com as contribuições e interações do meio.
C) É uma adaptação; por isso, para apreender as suas relações com a vida em geral, se faz necessário definir quais as relações que existem entre o organismo e o meio ambiente.
D) No período sensório-motor surge bem antes da linguagem e do pensamento, mas se trata de uma inteligência prática, sustentada pela manipulação de objetos concretos e pela percepção destes objetos enquanto estão presentes à mente.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 102
Vamos para o Anterior: Exercício 100
Tente Este: Exercício 162
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia