Procura

PortuguêsConcordância verbal concordância nominal (4)


EXERCÍCIOS - Exercício 386

  • (FCC 2019)

Pensar e redigir

O aluno diz ao professor que está com “ótimas ideias” para fazer o trabalho, falta “apenas colocar no papel”. O rapaz acha que a passagem da boa ideia para a redação que a sustentará é fácil, ou mesmo automática. É como se o bom conteúdo imaginado garantisse por si mesmo a forma que melhor o expressará. Essa ilusão se desmancha logo na primeira frase: descobre-se que cada palavra empregada fixa-se inapelavelmente no papel, diz somente o que diz, e o mesmo acontece com a ordem das frases que vão chegando, tudo é inapelável, e se apresenta longe de corresponder às “ótimas ideias”.

Não é o caso de desanimar, mas de aprender que é longo o caminho que vai da ideia solta e criativa ao necessário determinismo das palavras. Aprende-se com isso o limite que é nosso, a fronteira onde se detém nossa capacidade de expressão. Esse aprendizado sofrido não deixa de ser um ganho: faz-nos querer alargar os domínios da nossa capacidade expressiva.

Sendo um limite, na sua compulsória particularização de sentido, toda linguagem é também a garantia de alguma forma conquistada; ainda que modesta no alcance, essa forma é mais do que o silêncio que a precedia. O que nos limita é também o que nos define: é o que nos diz nossa linguagem, no espelho da página em que se projeta .

(CRUZ, Aníbal Tolentino, inédito )


Está plenamente adequada a correlação entre os tempos e modos verbais na frase:


A) Não houvesse a ilusão de que a boa redação acompanha as boas ideias, pode-se evitar que muitas frustrações ocorram.

B) Muitas frustrações deixarão de ocorrer caso viéssemos a ter a certeza de que boas ideias não implicavam em boas palavras.

C) Tão logo desconfiemos dos fatais limites que toda expressão impõe, já não seremos presas fáceis de uma grande frustração.

D) Uma vez que estivéssemos convencidos dos limites da linguagem, passaremos a usá-la com moderada expectativa.

E) Assim que ele percebesse a redução de suas ideias aos limites de sua linguagem, por que não reviu suas pretensões?


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 387

Vamos para o Anterior: Exercício 385

Tente Este: Exercício 429

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.99ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.70ms))((ts_substr_c=1.14ms))((ts_substr_im=0.90ms))
((total= 8ms))