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PortuguêsConcordância verbal concordância nominal (4)


EXERCÍCIOS - Exercício 293

  • (FCC 2019)

Quem não gosta de samba

“Como se dá que ritmos e melodias, embora tão somente sons, se assemelhem a estados da alma?”, pergunta Aristóteles. Há pessoas que não suportam a música; mas há também uma venerável linhagem de moralistas que não suporta a ideia do que a música é capaz de suscitar nos ouvintes. Platão condenou certas escalas e ritmos musicais e propôs que fossem banidos da cidade ideal. Santo Agostinho confessou-se vulnerável aos “prazeres do ouvido” e se penitenciou por sua irrefreável propensão ao “pecado da lascívia musical”. Calvino alerta os fiéis contra os perigos do caos, volúpia e emefinação que ela provoca. Descartes temia que a música pudesse superexcitar a imaginação.

O que todo esse medo da música - ou de certos tipos de música - sugere? O vigor e o tom dos ataques traem o melindre. Eles revelam não só aquilo que afirmam - a crença num suposto perigo moral da música -, mas também o que deixam transparecer. O pavor pressupõe uma viva percepção da ameaça. Será exagero, portanto, detectar nesses ataques um índice da especial força da sensualidade justamente naqueles que tanto se empenharam em preveni-la e erradicá-la nos outros?

O que mais violentamente repudiamos está em nós mesmos. Por vias oblíquas ou com plena ciência do fato, nossos respeitáveis moralistas sabiam muito bem do que estavam falando.

(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos . São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 23-24)


O verboindicado entre parênteses deverá ser flexionado de modo a concordar com o elemento sublinhadona frase:


A) A Aristóteles, Platão e a outros pensadores ( impressionar ) vivamente a magia encantatória dos ritmos e das melodias musicais.

B) Crê o autor do texto que àquele a quem mais ( abalar ) os efeitos da música é também quem mais conhece as razões para temê-la.

C) Todos os ataques que contra a música se ( promover ) costumam partir dos que são extremamente sensíveis aos seus poderes.

D) Está no texto a convicção, contra a qual a poucos ( ocorrer ) de se levantar, de que são irreprimíveis os efeitos gerados pelo ritmo musical.

E) A música, independentemente dos que nela ( ter ) a atenção concentrada, acaba contagiando o ambiente em que se a promova.


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