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Educação físicaBases sócio-históricas da educação física


EXERCÍCIOS - Exercício 53

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)

Atualmente, em oposição às vertentes mais tecnicistas, esportivistas e biologistas, inspiradas no novo momento histórico social pelo qual passou o país, coexistem na área da Educação Física várias concepções, tendo em comum a tentativa de romper com o modelo mecanicista e conteudista da Educação Física.

Nesse contexto, a abordagem desenvolvimentista




A) defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade do seu objeto. A habilidade motora é um dos conceitos mais importantes dentro dessa abordagem, pois é por meio dela que os seres humanos se adaptam aos problemas do cotidiano, resolvendo problemas motores.

B) as caracteriza-se pela busca do desempenho máximo, de padrões de comportamento sem considerar as diferenças individuais, sem levar em conta as experiências vividas pelos alunos, com o objetivo de selecionar os mais habilidosos para competições e esporte de alto nível.

C) propõe que se considere a relevância social dos conteúdos, sua contemporaneidade e sua adequação às características sociocognitivas dos alunos. Enquanto organização do currículo, ressalta que é preciso fazer com que o aluno confronte os conhecimentos do senso comum com o conhecimento científico, para ampliar o seu acervo de aprendizado.

D) preocupa-se em garantir a especificidade, na medida em que considera o binômio corpo / movimento como meio e fim da Educação Física escolar. O alcance da especificidade se dá por meio da finalidade da Educação Física na escola, que é de formar o cidadão que irá usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar as formas culturais da atividade física (o jogo, o esporte, a dança, a ginástica).


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