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- (FCC 2018)
Na corrida do dia a dia, o jornalista liga para a assessoria em busca de uma informação ou de uma fonte específica e espera que o assessor tenha tudo pronto, na ponta da língua, para atender a seus objetivos. Ele quer eficiência e agilidade no atendimento. No entanto, muitas vezes o assessor depara com o jornalista despreparado, que 'caiu de paraquedas’ no assunto, o que pode provocar a impaciência da fonte. Como lidar com essas diferenças e atuar com profissionalismo para garantir sucesso na obtenção da informação e divulgação correta, sem distorções? Para um relacionamento que facilite o trabalho do assessor, o jornalista deve ter uma postura ética, cordial, respeitar o off e atuar com competência e sem arrogância.(CALDAS, Graça. “Relacionamento assessor de imprensa/jornalista: somos todos jornalistas!”. In: DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia:teoria e prática. São Paulo: Atlas) Para que isso aconteça espera-se que o jornalista observe alguns princípios, EXCETO
A) ver, no assessor, um parceiro em busca da informação desejada, embora deva manter sempre claro que o critério de noticiabilidade é primazia sua.
B) manter-se informado sobre as notícias divulgadas nos veículos em que trabalha e nos demais.
C) visão de mundo e capacidade crítica para manter uma conversa inteligente com as fontes.
D) buscar privilégios no atendimento em relação a colegas de outros veículos que estejam cobrindo o mesmo caso, porque podem ter a mesma atitude.
E) entender que a falta de disponibilidade de uma fonte para atendimento imediato não significa fugir à entrevista.
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