DiversosDiversos (28)
- (UECE-CEV 2018)
No que diz respeito às artes, ainda persiste a ideia de que uma avaliação não pode ser objetiva quando se trata de áreas que envolvem a criatividade: no caso da música, por exemplo, o que deve ser avaliado nem sempre tem uma resposta muito clara e simples.
Considerando os critérios para avaliação nas três formas de envolvimento musical: apreciação, execução e composição, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:
( ) A “Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical” de Swanwick e Tillman constituise como um referencial valioso para o processo de ensino-aprendizagem em música e uma mais valia para avaliação da performance instrumental.
( ) Uma avaliação livre da performance musical, sem os referenciais teóricos produzidos pelo modelo T.E.C.L.A., atribui grande valorização à dimensão do Valor e uma valorização reduzida da dimensão da Expressão.
( ) Parâmetros como respeito pelo texto musical, escolha de andamento, estabilidade rítmica e uso de dinâmicas situam-se no modo Pessoal do estágio Forma (Swanwick) e permitem avaliar a capacidade para tocar com sentido expressivo e bom gosto musical.
( ) A avaliação em música pode atender
apenas a critérios específicos do processo
de ensino/aprendizagem, (como “o
cumprimento dos objetivos”, “o
reconhecimento do nível do aluno”, “o
desempenho do professor”) ou a
elementos de atitude/disciplina (“estimular
o aluno”, “conferir seriedade à disciplina”,
“cobrar disciplina e estudo” ).
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A) V, V, F, F.
B) F, V, V, V.
C) F, F, V, V.
D) V, F, F, F.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 75
Vamos para o Anterior: Exercício 73
Tente Este: Exercício 76
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Diversos