Procura

DiversosDiversos (27)


EXERCÍCIOS - Exercício 368

  • (CESPE 2018)

O alto quantitativo de cidadãos inadimplentes em um município afetou sua arrecadação tributária, por culpa exclusiva dos contribuintes.

Em razão disso, foi publicado decreto municipal que estabelecia a majoração de multas e juros e a instituição de taxa extraordinária.

A alegação do Poder Executivo local para a criação da taxa baseou-se nos custos com a geração de novas guias de recolhimento tributário.

O valor referente às taxas começou a ser destacado nos documentos de cobrança 45 dias após a publicação do texto normativo no Diário Oficial da União, ocorrida no último dia útil do primeiro semestre daquele ano.

Considerando-se o conceito de tributo, seus princípios e suas definições correlatas, é correto afirmar, em relação à situação hipotética apresentada, que




A) a taxa extraordinária é de interesse exclusivo da administração e não tem natureza tributária.

B) o fato gerador da taxa extraordinária é a prestação de serviços públicos aos cidadãos inadimplentes.

C) o termo inicial observou os princípios da anterioridade e da legalidade.

D) a matéria é de competência exclusiva do Poder Legislativo local.

E) a norma jurídica utilizada está hierarquicamente em conformidade com a exigida pelo controle de sua constitucionalidade.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 369

Vamos para o Anterior: Exercício 367

Tente Este: Exercício 328

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=7.18ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=1.16ms))((ts_substr_im=0.83ms))
((total= 10ms))