Administração geralDiversos (2)
- (NCE-UFRJ 2009)
Alguma característica de uma organização é considerada como componente da “cultura” quando é aceita como uma qualidade de “ser tomada por certa”. Além disso, esta característica pode ser uma criação dos indivíduos e grupos da organização – o elemento informal – ou é institucionalizada, sendo denominada como elemento ou cultura formal. A cultura formal pode ter como função uma função ideológica – refletir aquilo que os indivíduos e grupos que detêm o maior poder na organização consideram como certo, conforme seus próprios objetivos e interesses. Para que esta função seja exercida, os elementos da cultura oficial devem apresentar certas características. Uma dessas características é:
A) ser implementada por meio de um condicionamento operante;
B) ser apoiada por uma ideologia e por instituições político- partidárias;
C) utilizar um variado repertório de cerimônias e mobilizações das pessoas;
D) existir uma agenda comum entre os indivíduos e grupos com maior poder;
E) apresentar explicações aceitáveis para os que não detêm o poder, para evitar contestações.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 390
Vamos para o Anterior: Exercício 388
Tente Este: Exercício 366
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral