PortuguêsInterpretação de textos
- (FCC 2017)
O que quer dizer civilização do espetáculo? É a civilização de um mundo onde o primeiro lugar na tabela de valores é ocupado pelo entretenimento, onde divertir-se, escapar do tédio, é a paixão universal. Esse ideal de vida é perfeitamente legítimo. Mas transformar em valor supremo essa propensão natural à diversão tem consequências inesperadas: banalização da cultura, generalização da frivolidade e, no campo da informação, a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo.
O que fez o Ocidente ir resvalando para uma civilização desse tipo? O bem-estar que se seguiu aos anos de privações da Segunda Guerra Mundial e à escassez dos primeiros anos pós-guerra. Depois dessa etapa duríssima, seguiu-se um período de extraordinário desenvolvimento econômico. As classes médias cresceram e a mobilidade social se intensificou. O bem-estar e o espaço ocupado pelo ócio no mundo desenvolvido constituíram notável estímulo para as indústrias da diversão, promovidas pela publicidade, mestra de nosso tempo. Não se entediar e evitar o que perturba e angustia passou a ser, para setores sociais cada vez mais amplos da pirâmide social, o preceito de toda uma geração, aquilo que Ortega y Gasset chamava de “espírito de nosso tempo” .
(Adaptado de: LLOSA, Mario Vargas. A civilização do espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura . Edição digital. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2012)
Traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
A) generalização da frivolidade = acomodação da flexibilidade
B) a mobilidade social se intensificou = fundamentou a escala hierárquica
C) o preceito de toda uma geração = a precaução de todo um período histórico
D) constituíram notável estímulo = tornaram-se vultoso incentivo
E) propensão natural à diversão = pretensão espontânea para a variedade
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 394
Vamos para o Anterior: Exercício 392
Tente Este: Exercício 185
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português