PortuguêsInterpretação de textos
- (FUMARC 2018)
Atente para os textos X e XI, excerto da BNCC e da obra de Travaglia (2003), para responder à questão.
TEXTO X
A linguagem é “uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história” (BRASIL, 1998, p. 20).
Tal proposta assume a centralidade do texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas na abordagem, de forma a sempre relacionar os textos a seus contextos de produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e semioses. Na esteira do que foi proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o texto ganha centralidade na definição dos conteúdos, habilidades e objetivos, considerado a partir de seu pertencimento a um gênero discursivo que circula em diferentes esferas / campos sociais de atividade / comunicação / uso da linguagem. Os conhecimentos sobre os gêneros, sobre os textos, sobre a língua, sobre a norma-padrão, sobre as diferentes linguagens (semioses) devem ser mobilizados em favor do desenvolvimento das capacidades de leitura, produção e tratamento das linguagens, que, por sua vez, devem estar a serviço da ampliação das possibilidades de participação em práticas de diferentes esferas / campos de atividades humanas.
Ao componente Língua Portuguesa cabe, então, proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e nas diversas práticas sociais permeadas / constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens.
(Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 19 fev. 2018)
TEXTO XI
A sistematização do ensino de gramática
O trabalho com atividades de ensino de gramática dos tipos “gramática de uso”, “gramática reflexiva” e “gramática normativa” na proposta de Travaglia (1996) seria utilizado essencialmente para o desenvolvimento da competência comunicativa, ou seja, para conseguir que o aluno, como usuário da língua, seja capaz de usar cada vez um maior número de recursos da língua de maneira adequada à produção do(s) efeito(s) de sentido desejado(s) em situações específicas de interação comunicativa, o que inclui o uso das diferentes variedades linguísticas em termos de dialetos e registros e variedades de modo (oral e escrito). Já o trabalho com atividades do tipo “gramática teórica” seria utilizado para: a) atendendo certas posturas da sociedade sobre o domínio de conhecimentos, fornecer ao aluno informação cultural sobre a língua; b) instrumentalizar o aluno com um meio auxiliar aos demais tipos de atividades de ensino de gramática, dando ao aluno uma metalinguagem básica que serviria para facilitar a referência aos elementos da língua. Este objetivo faria parte de outro maior que seria a instrumentalização com recursos para aplicações práticas imediatas; c) desenvolver o raciocínio, para ensinar a pensar de forma organizada na produção de conhecimento sobre um fato, enfim, para ensinar a fazer ciência.
(TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática – Ensino Plural. São Paulo: Cortez, 2003. p. 58-59)
Assinale a opção que traz afirmação INCORRETAsobre os textos X e XI:
A) A BNCC explicita o papel do ensino de Língua Portuguesa como instrumento essencial ao aprendiz para a compreensão e aprendizagem dos demais componentes curriculares, sob a forma de letramentos diversos e situados: cada área disciplinar apresenta características específicas e diferentes semioses a serem significadas.
B) No excerto de Travaglia, o linguista justifica a relevância de um trabalho calcado nas diversas concepções de gramática, no qual a operacionalização do ensino de conteúdos gramaticais da língua envolva também variedades dialetais não padrão, registros mais ou menos formais, de variedades orais e escritas.
C) Os PCN tomam o texto como elemento central a ser focalizado no ensino linguístico, o que é respaldado pela BNCC, que prevê o desenvolvimento de inúmeras competências pelo aluno. No entanto, a orientação dada por Travaglia afasta-se desse pressuposto, já que o autor se preocupa com o ensino estrito de gramática e o desenvolvimento de uma única dimensão (a competência cognitiva) dos aprendizes.
D) Quando trata da linguagem como ação interindividual, os PCN demonstram uma concepção de língua(gem) em sua dimensão predominantemente social e interacionista, isto é, calcada no dialogismo como fundante de toda prática comunicativa, que se dá de forma situada.
E) Tanto os PCN quanto a BNCC propõem que o trabalho escolar com a língua portuguesa ocorra sob a perspectiva dos letramentos, considerando-se a grande diversidade textual e a amplitude de gêneros e de esferas de circulação, com o objetivo de propiciar ao aprendiz condições de participação efetiva nas diversas práticas linguageiras do cotidiano.
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