PortuguêsInterpretação de textos
- (FUNCERN 2017)
Todos os recursos da língua – em todos os seus planos (fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático) e níveis (lexical, frasal, textual-discursivo) – em termos de unidades e estrutura (sejam elas fonológicas, morfológicas, sintáticas, textuais), funcionam como pistas e instruções de sentidos que são coadjuvados nessa função por mecanismos, fatores e princípios. Dessa ação conjunta, surgem os efeitos de sentido possíveis para uma dada sequência linguística usada como texto numa dada situação de interação.
O que se disse anteriormente autoriza afirmar que tudo o que é gramatical é textual e, vice-versa, que tudo o que é textual é gramatical. Assim, quando se estudam aspectos gramaticais de uma língua, estão sendo estudados os recursos de que a língua dispõe para que o falante/escritor constitua seus textos para produzir o(s) efeito(s) de sentido que pretende sejam percebidos pelo ouvinte/leitor e o que afeta essa percepção. Quando são estudados aspectos textuais da língua, estamos estudando como esses recursos funcionam na interação comunicativa [...].
Fonte: TRAVAGLIA, L. C. Gramática ensino plural . São Paulo: Cortez, 2003. p. 45.
Do excerto, depreende-se uma concepção de texto como
A) um jogo interativo, um mosaico discursivo e dialógico, espaço de interação entre texto, leitor e autor.
B) uma mensagem codificada, um produto discursivo e dialógico de um agente criador solitário, o autor.
C) um artefato cultural que prescinde tanto de sentidos múltiplos como do pensamento interativo do leitor.
D) uma sequência de palavras interativas que revela um sentido único estabelecido para texto, leitor e autor.
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