Procura

PortuguêsInterpretação de textos (7)


EXERCÍCIOS - Exercício 262

  • (IDECAN 2010)

TEXTO III: Soa como clichê, é imagem algo desgastada, mas o fato é que, em 1969, quando chegamos à Lua e de lá observamos nosso planeta, algo começou a mudar em nossa mente. Porém, apesar da contundente imagem na televisão e nas páginas de revistas e jornais, a vida real continuou a mesma. Afinal, éramos meros 3,6 bilhões de pessoas. Não pensávamos em nossa “pegada ecológica”, mas, se o fizéssemos, veríamos que só 70% da capacidade da Terra era utilizada. Como caubóis, víamos um vasto mundo a ser ocupado e usufruído sem receio. Buscávamos nosso oeste apoiados nas descobertas da ciência. Em apenas quarenta anos, tudo mudou. Hoje somos quase 7 bilhões de seres humanos, e tiramos da Terra 30% mais do que ela pode dar, exaurindo rapidamente o patrimônio de cuja renda dependemos. Descobrimos que já não somos caubóis, mas astronautas. Vivemos isolados numa grande nave, com recursos finitos e limitado espaço para dejetos. A realidade que conhecíamos – mas não sentíamos – agora se impõe, sob a forma de mudanças climáticas, montanhas de lixo, conflitos por água, petróleo e outros recursos. (Veja, 12/2009, “Especial”, p. 258 / com adaptações)
Tal como referido no texto, a exploração da Terra de “ 30% mais do que ela pode dar” é apresentada como causa para o fato de que:


A) Uma população de 7 bilhões de seres humanos torna-se insustentável a uma vida de qualidade na Terra.

B) Tornam-se cada vez mais reais e perceptíveis os conflitos em busca dos recursos naturais assim como as constantes alterações climáticas.

C) Dependemos da renda proveniente de um patrimônio natural.

D) Os recursos dos quais dispomos são finitos e limitados.

E) A população mundial está, na verdade, alheia às consequências reais de uma exploração indevida dos recursos naturais.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 263

Vamos para o Anterior: Exercício 261

Tente Este: Exercício 32

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=7.10ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.74ms))((ts_substr_c=1.16ms))((ts_substr_im=0.87ms))
((total= 10ms))