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PortuguêsInterpretação de textos (7)


EXERCÍCIOS - Exercício 31

  • (FUNIVERSA 2011)

Fazendo uma análise da linguagem empregada pelas mensagens publicitárias relativas ao turismo, percebe-se que elas, para vender seus diversos produtos de consumo, têm utilizado palavras, conceitos e referências provenientes do universo religioso. É o sagrado no turismo que aciona um tesouro de imagens primordiais: a felicidade, a perfeição, o paraíso. A palavra paraíso é de origem persa – pairidaeza, que quer dizer “jardim murado”; e sua representação, seu símbolo, é um jardim, o lugar onde se deu a criação, o país originário de Adão e Eva, enfim o centro do cosmos, que remete a um estado de perfeição. Para a tradição religiosa judaico-cristã, no paraíso o homem revitaliza-se. Lá se dá a comunicação direta com o divino. Lá é o lugar do não trabalho. Não há doenças, velhice, morte; lá se é imortal e eternamente jovem. É um lugar de muitas águas, diversas árvores, solo fértil, e a temperatura amena é permanente. Que outra imagem poderia traduzir uma natureza tão exuberante, intocada, atraente e caprichosa? Depois vieram o pecado, a culpa, a expulsão, e Deus determinou que querubins interditassem ao homem a entrada, mantendo o paraíso inacessível a ele. Basicamente, são esses os clichês que acompanham a imagem do paraíso construída no Ocidente. Mas o Ocidente sempre sonhou em retornar ao paraíso, para aliviar a nostalgia melancólica de tudo aquilo que um dia fez parte do passado glorioso do homem e que foi perdido. E foram muitos os homens que se lançaram em sua busca durante os séculos, seduzidos pelo poderoso desejo de reencontrar esse lugar amado, seja com as grandes navegações, seja com as especulações literárias. O reencontro do paraíso perdido pode dar-se, ainda, nas viagens turísticas. Muitos brasileiros realizam a viagem de seus sonhos: fica cada vez mais barato ir para longe de casa. Eles são embalados por propostas e apelos tentadores para as “fugas” do cotidiano, com mil planos de viagens e formas de pagamento diversas e para quaisquer orçamentos financeiros. A demanda turística intensifica-se, e os brasileiros veem que o paraíso está ao seu alcance em até cinco vezes, sem juros.
Sabah Aoun. À procura do paraíso no universo do turismo. Rio de Janeiro: Papirus, 2001 (com adaptações).
Assinale a alternativa que interpreta corretamente ideias do texto I.


A) Questões religiosas perpassam o universo do turismo, imprimindo nele sacralidade, apesar da baixa credibilidade por parte do público-alvo das mensagens publicitárias.

B) O texto demonstra preconceituosa percepção das mensagens publicitárias relativas ao turismo, o que pode ser comprovado pelas reflexões acríticas apresentadas.

C) De acordo com o texto, cada ser humano que, neste momento, pisa o solo terrestre conheceu o paraíso, foi expulso de lá e diz desejar retornar ao jardim murado.

D) Os querubins mencionados no texto são mitos integrantes dos clichês que acompanham a imagem do paraíso construída no Oriente.

E) Infere-se que a imagem do paraíso consolidou-se no imaginário religioso da civilização judaico-cristã.


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