DiversosDiversos (9)
- (FCC 2018)
Segundo Jorge Duarte, em “Os desafios da Comunicação Pública”:
A primeira vez que se organizou a comunicação do Serviço Público no Brasil, foi no período Vargas. A estrutura era usada como estratégia de manipulação, censura, convencimento em moldes “fascistas” e com uso assumidamente político e personalista. Depois disso, durante muito tempo, evitou-se falar em comunicação dentro de governos, até para não lembrar o famigerado DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda – de Vargas. Quando um governo resolveu fazer planejamento em comunicação foi em pleno regime militar. Adotou-se, então, um novo modelo de sistema de comunicação usando o então nome “moderno” de Relações Públicas. Na prática, fortaleceu-se a compreensão da comunicação como instrumento de persuasão social em um governo. Além de reafirmar preconceitos sobre comunicação de governo, esse período serviu também para ajudar a estigmatizar a prática relações públicas .
(Porto Alegre: Rede Escolas de Governo, mimeo. Disponível em: <http://redeescoladegoverno.fdrh.rs.gov.br/upload/1367323906_Jorge%20Duarte.pdf> )
Com o pacto democrático construído no processo constitucional que resultou na carta de 1988, a comunicação pública no Brasil tem como finalidade promover
A) a distribuição de informações governamentais para os órgãos de imprensa para atingir o maior número de cidadãos.
B) as entidades públicas, divulgando realizações de governos e agentes da Administração direta, indireta e autárquica.
C) a equidade na propaganda eleitoral gratuita, resguardando as proporções de minutagem a que cada partido faz jus.
D) o exercício da cidadania, que redunda em conhecer as obrigações e saber como usufruir direitos.
E) guardar e dar manutenção a informações sigilosas de modo a garantir a segurança do Estado.
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