PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias
- (FCC 2011)
Marta Kohl de Oliveira identifica uma lacuna das teorias do desenvolvimento sobre a condição de não-criançasque caracteriza os adultos. De acordo com a reflexão da autora, são aspectos relevantes para o trabalho pedagógico da escola em programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) considerar que:
I. A idade adulta é um período de estabilidade e ausência de mudanças, portanto uma etapa marginal do desenvolvimento.
II. Os adultos da EJA são pessoas amadurecidas e já engajadas em práticas sociais amalgamadas de experiências, saberes e responsabilidades.
III. Os adultos da EJA são portadores de uma rica cultura que não demanda intervenção educativa.
IV. Os adultos da EJA foram excluídos da escola e faz-se necessário abandonar suposições do trabalho escolar inadequadas para o desenvolvimento de suas aprendizagens.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e IV.
E) II e III.
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