PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2022)
Souza e Reis (2017) pontuam a contradição existente entre os textos dos documentos legais e a prática pedagógica na educação de jovens e adultos (EJA).
Baseando-se nas reflexões das autoras, analise as afirmativas a seguir sobre a EJA e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A EJA, embora seja um direito adquirido, frequentemente não considera as multiplicidades das juventudes.
( ) Na escola, os jovens têm suas próprias expectativas pessoais consideradas, não sendo pressionados a atender às expectativas da escola.
( ) Na prática pedagógica, observa-se uma educação padronizada, centrada na visão do “sujeito adulto”, sem considerar a dimensão da sociabilidade.
( ) A EJA esteve retratada quase que unicamente para o público jovem e, com o envelhecimento do seu público, é preciso que reconfigure seu campo de prática e análise, levando em conta os novos perfis e o novo contexto histórico de seus alunos.
Assinale a sequência correta.
A) V F F V
B) F V F V
C) F V V F
D) V F V F
E) F V V V
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