PedagogiaEducação de jovens e adultos – enceja e proeja – decretos e portarias
- (CESGRANRIO 2013)
A Educação de Jovens e Adultos, numa concepção ampla, estende-se por quase todos os domínios da vida social, realizando-se na família, nos locais de trabalho, nos espaços de convívio sociocultural e lazer, nas instituições religiosas e, nos dias atuais, também com o concurso dos meios de informação e comunicação à distância.
A andragogia, seja em espaços formais ou informais, deve promover um espaço de aprendizagens que seja dinâmico e múltiplo, cujos debates não se contentem somente com as empirias, aparências e as explicações mágicas e conciliadoras.
Sendo assim, a metodologia de trabalho que atende a essa perspectiva deve partir de uma concepção
A) conciliadora, que atenta às subjetividades individuais.
B) behaviorista, que atenta contra os modelos formais de aprendizagens.
C) positivista, com o foco no mundo das experiências.
D) dialógica e dialética, com foco não só pedagógico, mas político.
E) do desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho.
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