Procura

PedagogiaDiversos (7)


EXERCÍCIOS - Exercício 77

  • (CETRO 2013)

Na organização dos conhecimentos escolares, o enfoque globalizador tem suas raízes no pensamento educativo de Decroly, estando vinculado aos centros de interesses e à intenção de proporcionar aos alunos a possibilidade de compreender os conteúdos de ensino de forma global, mais totalizadora e contextualizada, não fragmentada. São propostas que se baseiam na ideia de integração dos conhecimentos, que consideram o contexto social, o mundo fora da escola e a realidade do aluno no desenvolvimento curricular. A sequência de ensino/ aprendizagem no método de Kilpatrick, no qual as habilidades vinculadas ao saber fazer e ao saber resolver são o fio condutor do método, apresenta as seguintes fases:



A) observação, associação e expressão. Observação define- se como conjunto de atividades que tem por finalidade colocar os alunos em contato direto com as coisas, os seres, os fatos e os acontecimentos. Esse objetivo é alcançado através da realização de exercício de comparação, cálculo, experimentação, expressão oral e escrita e desenho. O método está fundamentado na ideia de que, às pessoas, interessa satisfazer suas próprias necessidades naturais.

B) motivação, explicação das perguntas ou problemas, respostas intuitivas ou hipóteses, determinação dos instrumentos para busca de informação, esboços das fontes de informação e planejamento da investigação, coleta de dados, conclusões, generalizações e expressão e comunicação. O objetivo central do método é formar crianças capazes de formular projetos, sistematizá-los, debatê-los, estabelecer relações, realizar experimentos, formular conclusões, tudo isso com o objetivo de contribuir para a formação de sujeitos críticos, responsáveis e instrumentalizados para intervir na realidade.

C) escolha do tema, planejamento do desenvolvimento do tema, busca de informação, tratamento da informação, desenvolvimento dos diferentes tópicos do índice, elaboração do dossiê de síntese, avaliação e novas perspectivas. Busca-se responder à necessidade de organizar os conteúdos de forma globalizada; esse método propõe a criação de situações nas quais os alunos aprendem certos procedimentos que os ajudam a organizar, compreender e assimilar uma informação.

D) exposição do tema gerador a ser pesquisado, apresentação das fontes de informação, desdobramento do tema em itens, organização dos agrupamentos dos alunos por item, pesquisa iconográfica, apresentação dos resultados e elaboração de um mapa conceitual. O trabalho com palavras-geradoras, na medida em que estas têm um significado real para as pessoas na sua relação com a vida, constitui uma contribuição para o conhecimento integrado.

E) intenção, preparação, execução e avaliação. Na primeira fase, os alunos coordenados e dirigidos pelo professor debatem sobre os diferentes projetos propostos, escolhem o objeto ou a montagem que querem realizar e a maneira de se organizar, grupo/ classe, grupos reduzidos, individualmente; definem e esclarecem as características gerais do que querem fazer, assim como os objetivos que pretendem alcançar. Possibilita a atividade coletiva dos alunos, a vinculação da escola à vida real e favorece a concepção da realidade como fato problemático, que demanda a busca de soluções.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 78

Vamos para o Anterior: Exercício 76

Tente Este: Exercício 18

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.48ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=1.11ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 7ms))