HistóriaPeríodo colonial: produção de riqueza e escravismo
- (CONSULPLAN 2018)
O Estado no Brasil resultou de uma enorme operação de conquista e ocupação de parte do Novo Mundo, empreendimento no qual se associaram a Coroa portuguesa, através dos seus agentes, e a Igreja Católica, representada primeiramente pelos jesuítas. Política e ideologicamente foi uma aliança entre o Absolutismo Ibérico e a Contrarreforma Religiosa, preocupada com a posse do território recém-descoberto e com a conversão dos nativos ao cristianismo. Naturalmente que transcorridos mais de 450 anos do lançamento dos seus fundamentos, o Estado brasileiro assumiu formas diversas, sendo gradativamente nacionalizado e colocado a serviço do desenvolvimento econômico e social. Sobre o Estado Nacional Brasileiro ao longo de sua formação, é correto afirmar que:
A) A origem do Estado no Brasil data da implantação do Governo-Geral em Salvador, na Bahia, no ano de 1549.
B) Consideram-se as 15 Capitanias Hereditárias feitas a partir de 1532, como a primeira experiência administrativa de sucesso no Brasil.
C) A primeira experiência de Estado no Brasil se deu com a instalação do príncipe regente (depois D. João VI), sua corte fugitiva e a máquina burocrática lusitana.
D) No período colonial, considerava-se o poder dos jesuítas como um reforço aos princípios centralizadores do Estado, cabendo à Companhia de Jesus a administração.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 9
Vamos para o Anterior: Exercício 7
Tente Este: Exercício 22
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História