Procura

HistóriaPeríodo colonial: produção de riqueza e escravismo


EXERCÍCIOS - Exercício 36

  • (FCC 2016)

Os principais fortes existentes no litoral do Espírito Santo, erguidos durante o período colonial, testemunham


A) o alvo constante que essa faixa territorial representava pela proximidade com o Rio de Janeiro, primeira capital da colônia e palco de disputas sangrentas entre índios aliados a franceses e a portugueses, da qual é exemplo a Confederação dos Tamoios.

B) a ampla cobiça gerada pela descoberta de ouro no Rio Doce por Antonio Rodrigues Arzão, fato que atraiu milhares de aventureiros já estabelecidos na colônia ou vindos de Portugal, que desembarcaram no Espírito Santo sem autorização oficial.

C) o propósito de assegurar à população branca locais seguros para se refugiar de ataques indígenas, uma vez que os botocudos, antropófagos, se alimentavam de colonos apreendidos quando escasseavam outras fontes.

D) as constantes ameaças de invasão desse território e de outras extensões litorâneas por exploradores e corsários estrangeiros, exemplificadas pelas investidas de ingleses, como Thomas Cavendish, e holandeses, como Koin Handerson.

E) a necessidade de ostentação de sua capacidade bélica por parte da Coroa Portuguesa, que precisava demonstrar seu poderio na região, ainda que o Espírito Santo não oferecesse riquezas que pudessem despertar quaisquer anseios de ocupação.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 37

Vamos para o Anterior: Exercício 35

Tente Este: Exercício 193

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+