HistóriaPeríodo colonial: produção de riqueza e escravismo
- (FCC 2016)
A fundação da Vila do Espírito Santo foi permeada por conflitos envolvendo
A) canavieiros da região da Bahia que pretendiam expandir seus domínios, de um lado, e os tupinambás aliados a Diogo Alvares Correia, o Caramuru, que intermediou o contato entre índios e portugueses no Espírito Santo, de outro.
B) os aldeamentos existentes, que estavam sob a proteção do jesuíta José de Anchieta, de um lado, e as tropas de Mem de Sá vindas da capitania da Bahia, a qual Espírito Santo estava subordinado, de outro.
C) os colonos capixabas que se rebelaram à política de distribuição de sesmarias, de um lado, e os degredados que haviam sido parte da tripulação de Duarte de Lemos e exigiam terras, de outro.
D) a ofensiva dos tamoios, após vitórias na atual região do Rio de Janeiro, de um lado, e a resistência portuguesa dos senhores de engenho estabelecidos há alguns anos na região de Vila Velha, de outro.
E) a combativa presença indígena na região, composta em parte por aimorés, de um lado, e os esforços portugueses em defesa do assentamento criado por Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, de outro.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 38
Vamos para o Anterior: Exercício 36
Tente Este: Exercício 160
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História