HistóriaPeríodo colonial: produção de riqueza e escravismo
- (IF-SC 2015)
“Os reis portugueses (…) encararam as navegações para a América como '‘cruzadas’', os índios como '‘gentios’' a serem convertidos, a guerra contra os índios como 'guerra santa', tudo na melhor tradição ibérica de conquista e reconquista após o domínio árabe”. (AZZI, Riolando. O catolicismo popular no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1978, p.32) A respeito da conquista portuguesa na América e o processo de estruturação do poder na colônia, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO UMA , assinale-a.
A) As terras doadas pela Coroa Portuguesa se caracterizaram como uma ferramenta inovadora para efetivar o ideal salvacionista e civilizador de conquista e dominação dos povos americanos.
B) A carta de Manoel da Nóbrega é um importante registro a respeito do imaginário das sociedades ibéricas durante o século XVI.
C) Os relatos a respeito da vida na colônia remetem aos rituais e práticas cotidianas das populações locais permeadas de uma visão cristã de salvação e pecado.
D) A mentalidade que legitima as ações da coroa portuguesa na colônia é uma herança do pensamento cruzadístico.
E) Apesar do viés salvacionista e caridoso das ações da Igreja Católica durante a conquista do território, fica evidente o perfil combativo e dominador dos missionários.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 49
Vamos para o Anterior: Exercício 47
Tente Este: Exercício 206
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História