PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (6)
- (IDECAN 2014)
Texto III para responder a questão a seguir.
C omooantibióticomudouomundo
Em 24 horas, uma bactéria se reproduz 16 milhões de vezes. É um ritmo diabólico. Não à toa, os micróbios por trás das quatro grandes epidemias (peste negra, cólera, tuberculose e tifo) mataram mais de 1 bilhão de humanos. Elas estavam ganhando de goleada até que, num dia de 1928, o biólogo escocês Alexander Fleming se esqueceu de limpar o laboratório. Quando voltou, notou um fungo crescendo numa placa – e matando as bactérias que ele usava em experiências. E o que era desleixo virou a descoberta do século: esse fungo, do gênero penicillum, foi o primeiro antibiótico até para os bichos (nos EUA, 80% dele é ingerido por gado, aves e porcos de corte). Mas a lua-de-mel pode estar perto do fim. As bactérias estão criando resistência aos antibióticos, e a indústria farmacêutica não consegue criar novos – o ritmo de invenções caiu 70% nos últimos 20 anos. A esperança são os “antibióticos virais”, que já estão em testes – e são feitos de vírus que matam bactérias.
Considerando o título do texto, é correto afirmar que se trata de um(a)
A) informação real sobre a utilização do antibiótico.
B) ponto de vista acerca da importância do antibiótico.
C) suposição a respeito de um evento abordado no texto.
D) anúncio objetivo do assunto que será tratado no texto.
E) comparação entre outras mudanças e a mudança proporcionada pelo antibiótico.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 358
Vamos para o Anterior: Exercício 356
Tente Este: Exercício 400
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português