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PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (6)


EXERCÍCIOS - Exercício 131

  • (FCC 2014)

Sobre a educação
A escola deve desenvolver nos indivíduos as qualidades e capacidades que são valiosas para o bem-estar da comunidade. Isso não significa, porém, que a individualidade deva ser destruída e que o indivíduo deva tornar-se um mero instrumento da comunidade como uma abelha ou uma formiga. Pois uma comunidade de indivíduos padronizados, sem originalidade pessoal e objetivos pessoais, seria uma comunidade medíocre, sem possibilidade de desenvolvimento. Ao contrário, o objetivo deve ser a formação de indivíduos capazes de ação e pensamento independentes, que, no entanto, vejam no serviço à comunidade seu mais importante problema vital.
Antes de mais nada, é preciso definir bem o papel do educador. Ponha-se nas mãos do professor o menor número possível de medidas coercitivas, de tal modo que suas qualidades humanas e intelectuais sejam a única fonte de respeito que ele possa inspirar no aluno.
(Adaptado de: EINSTEIN, Albert. Escritos da maturidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994, p. 38)
A frase Ponha-se nas mãos do professor o menor número possível de medidas coercitivasdeve ser compreendida do seguinte modo:


A) ao professor devem ser facultadas todas as iniciativas repressivas.

B) deixem-se ao alcance do professor os meios para o máximo de disciplina.

C) conceda-se ao professor não mais que um mínimo de imposições.

D) fique ao arbítrio do professor decidir quais severas sanções aplicar.

E) ao professor se reservem apenas os meios necessários à punição.


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