PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (6)
- (IF-MT 2014)
O trem saiu lotado da estação de Itapevi, na manhã de um sábado quente e ensolarado de janeiro. Cerca de 200 jovens do município da Grande São Paulo se preparavam para ir a um encontro marcado cinco semanas antes pelo Facebook. Ao todo, 1906 pessoas tinham confirmado presença no Parque Villa-Lobos, a 20 quilômetros da estação. Os meninos e as meninas fariam mais um rolezinho, como os que já aconteciam desde dezembro em shoppings e parques na periferia de São Paulo. Os encontros reuniram milhares de adolescentes, e em alguns houve violência e confusão.
[...]
Por trás dos encontros, também está a nova realidade econômica do país. Na última década, o aumento da renda e do consumo, em especial nas famílias de classe C, fez crescer, e muito, a quantidade de pessoas que podem ter um computador ou um smatphone conectado à internet.
(Revista Info, fevereiro de 2014.)
Sobre o fragmento, assinale a afirmativa correta.
A) O texto é um simples relato, com personagens, unidade de tempo e lugar, clímax e desfecho.
B) O uso de meninos e meninas é uma exigência semântica, pois somente o termo meninos não abarcaria, segundo regras do português, o sentido de ambos, pois são palavras de gêneros diferentes.
C) Em geral, os rolezinhos, além de ser momento para pequenos furtos, terminam em violência contra os próprios participantes.
D) O texto sugere que há outras razões para a ocorrência dos rolezinhos, além da melhoria da situação econômica dos brasileiros.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 170
Vamos para o Anterior: Exercício 168
Tente Este: Exercício 64
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português