Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (6)


EXERCÍCIOS - Exercício 169

  • (IF-MT 2014)

O trem saiu lotado da estação de Itapevi, na manhã de um sábado quente e ensolarado de janeiro. Cerca de 200 jovens do município da Grande São Paulo se preparavam para ir a um encontro marcado cinco semanas antes pelo Facebook. Ao todo, 1906 pessoas tinham confirmado presença no Parque Villa-Lobos, a 20 quilômetros da estação. Os meninos e as meninas fariam mais um rolezinho, como os que já aconteciam desde dezembro em shoppings e parques na periferia de São Paulo. Os encontros reuniram milhares de adolescentes, e em alguns houve violência e confusão.

[...]

Por trás dos encontros, também está a nova realidade econômica do país. Na última década, o aumento da renda e do consumo, em especial nas famílias de classe C, fez crescer, e muito, a quantidade de pessoas que podem ter um computador ou um smatphone conectado à internet.

(Revista Info, fevereiro de 2014.)


Sobre o fragmento, assinale a afirmativa correta.


A) O texto é um simples relato, com personagens, unidade de tempo e lugar, clímax e desfecho.

B) O uso de meninos e meninas é uma exigência semântica, pois somente o termo meninos não abarcaria, segundo regras do português, o sentido de ambos, pois são palavras de gêneros diferentes.

C) Em geral, os rolezinhos, além de ser momento para pequenos furtos, terminam em violência contra os próprios participantes.

D) O texto sugere que há outras razões para a ocorrência dos rolezinhos, além da melhoria da situação econômica dos brasileiros.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 170

Vamos para o Anterior: Exercício 168

Tente Este: Exercício 64

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=12.73ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.63ms))((ts_substr_c=0.83ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 15ms))