PedagogiaGestão democrática
- (VUNESP 2022)
Renan participou de uma oficina sobre “educação integral”. Nela, o responsável esclareceu que “educação integral” diz respeito ao desenvolvimento conjunto de várias dimensões de um indivíduo, diferenciando-a de “educação em tempo integral” que consiste em um período maior de atividades dentro da escola. Interessado pelo tema, Renan leu o texto de Cavaliere (2014), no qual a autora esclarece que “Dada a multiplicidade de significados atribuíveis à expressão educação integral, é necessário fixar alguns de seus elementos intrínsecos: ela trata o indivíduo como um ser complexo e indivisível; no âmbito escolar, se expressa por meio de um currículo, também integrado, e que não é dependente do tempo integral, embora possa se realizar melhor com ele; se empenha na formação integral do indivíduo em seus aspectos cognitivos, culturais, éticos, estéticos e políticos”. Cavaliere conclui dizendo que acrescentaria, ainda, que a “educação integral” somente é defensável, em uma versão escolarizada, se tiver como prática e horizonte
A) uma matriz diferenciada que inclui preparação para o mercado de trabalho.
B) o entendimento de quais são as regras de boa convivência social.
C) o trabalho com habilidades e o aprendizado do autoconhecimento.
D) práticas pedagógicas específicas, como tutoria e nivelamento.
E) um radical sentido público e democrático.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 380
Vamos para o Anterior: Exercício 378
Tente Este: Exercício 349
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia