PedagogiaPaulo freire
- (Colégio Pedro II 2022)
Paulo Freire, em Pedagogia da autonomia , apresenta alguns saberes demandados pela prática educativa que se deseja ética. A pedagogia freiriana é fundamentada por uma concepção ética da educação na qual está presente uma certa concepção de ser. Em suas palavras:
Mulheres e homens, seres histórico-sociais, nos tornamos capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper, por tudo isso, nos fizemos seres éticos. Só somos porque estamos sendo. Estar sendo é a condição, entre nós, para ser. Não é possível pensar os seres humanos, longe, sequer, da ética, quanto mais fora dela. (FREIRE, 1996, p. 33)
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia . São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Um dos saberes da prática educativa proposto pela pedagogia freiriana preconiza que ensinar exige
A) boniteza, pois os educadores devem apresentar os conteúdos sempre de forma bela e esteticamente atraente para os educandos; essa estratégia estimula o interesse e desenvolve o senso estético dos educandos.
B) técnica, e requer um conjunto de saberes didáticos e científicos; o objetivo da educação destinada às classes populares deve ser formá-las e qualificá-las para sua inserção no mercado de trabalho.
C) o reconhecimento de que educadores e educandos são sujeitos que se educam mutuamente: dessa maneira, o conhecimento não se transfere; na relação educativa, aquilo que cada sujeito sabe é afetado pelo conhecimento do outro e se transforma, criando um novo conhecimento.
D) posicionamento ideológico, o que é fundamental tanto para a prática formativa progressista quanto para a conservadora: a primeira objetiva retirar o educando da condição passiva em relação à ideologia dominante, transformando-o em um agente de mudança política e social; a segunda corresponde à narrativa dos vencedores e objetiva que os trabalhadores compreendam a sua função para o funcionamento das dinâmicas sociais.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 252
Vamos para o Anterior: Exercício 250
Tente Este: Exercício 190
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia