Procura

PedagogiaPaulo freire


EXERCÍCIOS - Exercício 250

  • (FUVEST 2022)

Perrenoud (1999) faz uma crítica à forma como as avaliações são aplicadas no contexto escolar. Segundo o autor, de modo geral, as avaliações são focadas no processo classificatório e generalizado e não existe uma preocupação em obter um norte sobre a trajetória individual do aluno. D’Ambrosio (2001) endossa o pensamento do autor afirmando que, muitas vezes, um aluno que se sai bem numa avaliação de desempenho em matemática não necessariamente sabe transferir o conhecimento aplicado nesse teste em uma situação nova. No contexto do ensino de matemática, o alvo de crítica dos autores seriam as avaliações que:


A) levam em consideração o processo formativo do aluno, procurando compreender os seus erros como indícios para compreender o seu nível de aquisição ou domínio sobre um conteúdo.

B) buscam compreender os processos desprendidos para a resolução do problema pelo aluno e não apenas o rigor do resultado final obtido.

C) procuram averiguar essencialmente o resultado final correto, além de valorizar o processo empregado pelo aluno para chegar no resultado final.

D) pouco consideram o processo empregado pelo aluno e valorizam apenas a apresentação sistemática do resultado final correto.

E) possuem como proposta uma intervenção diferenciada, organização de horários e de grupos-aula que proponham transformações radicais das estruturas escolares.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 251

Vamos para o Anterior: Exercício 249

Tente Este: Exercício 264

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.47ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.70ms))((ts_substr_c=0.88ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 7ms))