Procura

Administração geralEstrutura organizacional na administração geral


EXERCÍCIOS - Exercício 448

  • (IFPI 2022)

No contexto da pandemia de COVID-19, vivenciado a partir de março de 2020, algumas empresas experimentaram grande crescimento, motivado pelo aumento do volume de projetos contratados. Porém, com uma estrutura organizacional centralizada, com autoridade e responsabilidade fortemente concentradas na diretoria, a gerência administrativa da empresa Piauí Projetos Ltda., através do seu gerente Jorge Aragão, sugeriu uma reestruturação organizacional por meio da descentralização de poder, baseado no argumento de que:


A) Apoiando-se em um sistema de descentralização, ações de qualidade total serão mais facilmente implementadas, uma vez que cada setor ou departamento criará sua própria padronização de normas e procedimentos da empresa, sem variações entre os seus diversos departamentos.

B) Pressupondo-se que as decisões serão tomadas de forma mais célere pelos próprios executores, que, via de regra, possuem mais informações sobre a situação real.

C) Implementando-se a descentralização, haverá a possibilidade das decisões serem mais alinhadas com os objetivos empresariais, o que facilitará a qualificação e especialização dos níveis superiores da organização.

D) Considerando-se que as decisões tomadas de forma descentralizadas por administradores com formação na área, representarão uma visão global da empresa.

E) Eliminar-se-á esforços duplicados, reduzindo-se custos operacionais da empresa, com uma visão mais alinhada aos objetivos organizacionais.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 449

Vamos para o Anterior: Exercício 447

Tente Este: Exercício 208

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Administração geral






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.39ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.24ms))((ts_substr_c=1.77ms))((ts_substr_im=1.08ms))
((total= 7ms))