Administração geralEstrutura organizacional na administração geral
- (IF-ES 2019)
Robbins, Judge e Sobral (2011) afirmam que “uma estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas”. Sobre os seis elementos básicos que planejam a estrutura organizacional apropriada, associe a segunda coluna (resposta relacionada) com a primeira (pergunta-chave):
Pergunta-Chave:
I – Quem tem autoridade no processo decisório?
II – Até que ponto haverá regras e regulamentações para dirigir os funcionários e os executivos?
III – Até que ponto as atividades podem ser subdivididas em tarefas separadas?
IV – Qual é a base para o agrupamento de tarefas?
V – A quem os indivíduos e os grupos se reportam?
VI – Quantas pessoas cada executivo pode dirigir com eficiência e eficácia?
Resposta relacionada:
( ) Especialização do Trabalho
( ) Departamentalização
( ) Cadeia de Comando
( ) Amplitude de Controle
( ) Centralização e Descentralização
( ) Formalização
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
A) III – IV – VI – V – I – II
B) IV – III – VI – I – II – V
C) III – IV – V – VI – I – II
D) IV – III – V – II – VI – I
E) III – IV – V – VI – II – I
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3
Vamos para o Anterior: Exercício 1
Tente Este: Exercício 230
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral