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Administração geralEstrutura organizacional na administração geral


EXERCÍCIOS - Exercício 20

  • (UFGD 2019)

A estratégia empresarial é a função gerencial que tem por objetivo mediar a relação entre os processos internos e os atores externos de uma organização. Num contexto de incertezas e mudanças aceleradas, o que se traduz em um crescente acirramento da competição nos mercados locais e globais, é por meio da adaptação de suas estratégias que a organização pode responder a desafios dessa natureza. Porém, segundo a bibliografia especializada, o sucesso da implementação das estratégias empresariais depende de suas estruturas organizacionais que, por conta de questões culturais, cognitivas, políticas, geralmente são resistentes às mudanças. Dessa forma, as empresas que melhor responderem estrategicamente às flutuações nos mercados e, ao mesmo tempo, forem capazes de alterar rapidamente seus processos internos, podem obter vantagens face à concorrência e outras forças competitivas.

DRANOVE, D.; MARCIANO, S. Estratégia. Tradução Arlete S. Marques. São Paulo, SP: Saraiva, 2017.

Assinale a alternativa que cita corretamente o tipo e as características da estrutura organizacional que, dentre as opções, tende a melhor se adaptar às transformações exigidas para a implementação de estratégias em um cenário de turbulência de mercado.




A) Estrutura Mecanicista - possui hierarquia e cadeia de comando mais rígidas, ênfase na comunicação vertical, definição engessada de funções e pauta-se pela atribuição de responsabilidades individuais.

B) Estrutura Orgânica - formada por rígidas composições hierárquicas, por sistemas de comunicação fortemente controlados, tem pouca flexibilidade e dá ênfase a tarefas e trabalhos fixos.

C) Estrutura Burocrática - fundamenta-se em normas rígidas e explícitas, caracteriza-se por desconsiderar as peculiaridades dos indivíduos, além de ser dirigida exclusivamente por profissionais especializados.

D) Estrutura Mecanicista - formada por estruturas flexíveis, adaptativas, orientadas por sistemas dinâmicos de comunicação, com trabalhadores mais autônomos, bem como por regras e normas maleáveis e ajustáveis.

E) Estrutura Orgânica - apresenta maior descentralização e autonomia decisória para os trabalhadores, dá ênfase na comunicação horizontal, no trabalho em grupo e no ajuste continuo de funções e tarefas.



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