Ética na administração públicaDecreto nº 1.171 de 1994 (3)
- (IESES 2022)
Sobre a ética no serviço público, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.
A) É dever do servidor público ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o Estado.
B) A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação.
C) O servidor ético realiza a sua autoavaliação procurando corrigir os seus vícios, melhorando o seu comportamento e aprimorando as suas relações interpessoais.
D) O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente, entre o honesto e o desonesto, consoante às regras contidas no art. 37, caput, e §4º, da Constituição Federal de 1988.
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