Procura

Educação físicaRelação educação física escolar e esporte


EXERCÍCIOS - Exercício 228

  • (UPENET/IAUPE 2022)

“Importa, aqui, pensar as expectativas sociais que o tempo presente-futuro deseja ou exige da Escola e, nela, da Educação Física. O desafio é estabelecer sintonia fina entre o fazer da Educação Física e o fazer da Escola, realizando em seu âmbito a responsabilidade social da escola, sempre interrogada. O 'presente do presente' e o 'presente do futuro' ” (VAGO, 2021, p.10). Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.


A) A construção social da Educação Física escolar no hoje, presente do presente, expressa um campo de disputa por projeto de formação, mas é importante, tomando como referência uma posição crítica, que o reconhecimento desse campo de disputa fique apenas entre os professores, não sendo trabalhado com os estudantes durante as aulas.

B) A Educação Física escolar é atualmente um componente curricular que por suas características contribui para a formação do estudante, juntamente com os outros componentes curriculares, no sentido de construir/fomentar a capacidade de realizar leitura e ação na realidade social na qual está inscrito.

C) É papel social da Educação Física escolar abordar questões denominadas de emergentes das práticas corporais e que são realidade do tempo presente. O trabalho pedagógico da Educação Física não deve se furtar de abordar pedagogicamente por dentro de suas temáticas questões, entre outras: cultura, sexismo, políticas públicas de lazer, esporte, o uso da tecnologia e suas implicações nas práticas corporais.

D) Para dar conta dos desafios da Educação Física escolar do presente, é necessário reconhecer elementos da história que foram determinantes para as atuais práticas pedagógicas e a função social que se atribui a esse componente curricular.

E) O futuro que se deseja para a Educação Física escolar, como componente curricular que contribuiu para a formação do homem e da sociedade, exige dos professores escolhas, prática pedagógica consistente, ancorados em políticas públicas de valorização dos professores, condições materiais adequadas para a realização de aulas que possam materializar o que se apresenta nas propostas curriculares, quer sejam do governo federal, estados ou municípios.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 229

Vamos para o Anterior: Exercício 227

Tente Este: Exercício 48

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=19.57ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.68ms))((ts_substr_c=1.90ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 23ms))