Educação físicaRelação educação física escolar e esporte
- (UPENET/IAUPE 2022)
“Importa, aqui, pensar as expectativas sociais que o tempo presente-futuro deseja ou exige da Escola e, nela, da Educação Física. O desafio é estabelecer sintonia fina entre o fazer da Educação Física e o fazer da Escola, realizando em seu âmbito a responsabilidade social da escola, sempre interrogada. O 'presente do presente' e o 'presente do futuro' ” (VAGO, 2021, p.10). Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.
A) A construção social da Educação Física escolar no hoje, presente do presente, expressa um campo de disputa por projeto de formação, mas é importante, tomando como referência uma posição crítica, que o reconhecimento desse campo de disputa fique apenas entre os professores, não sendo trabalhado com os estudantes durante as aulas.
B) A Educação Física escolar é atualmente um componente curricular que por suas características contribui para a formação do estudante, juntamente com os outros componentes curriculares, no sentido de construir/fomentar a capacidade de realizar leitura e ação na realidade social na qual está inscrito.
C) É papel social da Educação Física escolar abordar questões denominadas de emergentes das práticas corporais e que são realidade do tempo presente. O trabalho pedagógico da Educação Física não deve se furtar de abordar pedagogicamente por dentro de suas temáticas questões, entre outras: cultura, sexismo, políticas públicas de lazer, esporte, o uso da tecnologia e suas implicações nas práticas corporais.
D) Para dar conta dos desafios da Educação Física escolar do presente, é necessário reconhecer elementos da história que foram determinantes para as atuais práticas pedagógicas e a função social que se atribui a esse componente curricular.
E) O futuro que se deseja para a Educação Física escolar, como componente curricular que contribuiu para a formação do homem e da sociedade, exige dos professores escolhas, prática pedagógica consistente, ancorados em políticas públicas de valorização dos professores, condições materiais adequadas para a realização de aulas que possam materializar o que se apresenta nas propostas curriculares, quer sejam do governo federal, estados ou municípios.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 229
Vamos para o Anterior: Exercício 227
Tente Este: Exercício 48
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física