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Educação físicaRelação educação física escolar e esporte


EXERCÍCIOS - Exercício 48

  • (VUNESP 2019)

Kunz (2001) critica o ensino do esporte no contexto escolar que adota o modelo do alto rendimento e propõe a transformação didático-pedagógica do esporte que ele estrutura na abordagem crítico-emancipatória. Nessa abordagem, ele apresenta uma sequência para o ensino que inicia com o aluno vivenciando, por exemplo, as possibilidades de imprimir o máximo de velocidade em uma corrida contando com um arranjo material proposto pelo professor. No segundo momento, há experiência livre de corrida dos alunos denominada de “transcendência de limites pela experimentação”, depois tem-se a “transcendência de limites pela aprendizagem”, em que ocorre a realização de prática bem-sucedida. Nessa sequência, a última situação é denominada de


A) “transcendência de limites criando” novas formas de correr, através da problematização de situações.

B) “transcendência física”, devido à melhoria das capacidades aeróbica e anaeróbica dos alunos, em decorrência do treinamento das corridas.

C) “transcendência motora”, pois a gama variada de atividades motoras conduz à melhoria da aprendizagem motora.

D) “transcendência cognitiva”, porque desenvolve a criatividade e a reflexão sobre a capacidade motora.

E) “transcendência psicológica”, em decorrência do sucesso do aluno na realização das atividades.


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