PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)
- (Prefeitura de Bauru - SP 2021)
O ensino e a aprendizagem de um gênero são realizados a partir de uma dinâmica, chamada por Schneuwly e Dolz (2004) de modelos didáticos de gêneros (MDG), os quais são elaborados para planificar o seu ensino, pois instrumentaliza o professor na produção de Sequências Didáticas de atividades de linguagem. Assinale a alternativa que apresenta os três princípios em forte interação que a elaboração desse MDG compreende, seguida da caracterização de cada um deles.
A) princípio sociológico da docência (ensinar a linguagem conforme seu uso social numa determinada comunidade linguística); princípio solidário (aquele referente à transposição do conhecimento do professor ao aluno para capacitá-lo a agir comunicativamente) e princípio da legalidade (atuar na docência atendendo aos princípios da legislação, cumprindo o compromisso da formação linguística e cidadã do aluno).
B) princípio teórico-prático (praxeologia do saber); princípio do pertencimento à docência (o compromisso de ensinar conteúdos e formar cidadãos) e o princípio avaliativo (para reestruturar sua prática docente em consonância com as respostas de aprendizagens dos alunos).
C) princípio moral e ético da profissão docente (aquele próprio da profissão de professor: ensinar o uso da linguagem padrão); princípio linguístico (gramatical e discursivo) e princípio do conhecimento (do gênero a ser ensinado).
D) princípio da legitimidade (saberes adquiridos a partir da produção científica de referência); princípio da pertinência (saber científico adequado às capacidades dos alunos, aos objetivos e finalidades da escola e ao processo de ensino-aprendizagem) e princípio da solidarização (coerência entre os conhecimentos a serem ensinados a partir dos objetivos visados).
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