PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem (2)
- (CPCON 2021)
Muitos são os estudiosos que formulam teorias de ensino e aprendizagem como forma de perpetuar e melhorar o processo de aquisição do conhecimento. Sobre teoria da aprendizagem marque a alternativa CORRETA.
A) Maria Montessori (1870-1952) insiste na unidade da atividade sensorial e motriz, no desenvolvimento infantil e na preparação de uma atmosfera escolar que se adapte à condição de aprendizagem. Este ambiente deve cultivar a atenção, a vontade, a inteligência. Para esta estudiosa, a educação moral é dever da família.
B) Francesc Ferrer i Guàrdia (1859-1909), precursor da Escola Moderna, defende um ensino científico e racional não subordinado aos imperativos da religião e do Estado. Defende o ensino estratificado socialmente para ambos os sexos.
C) Célestin Freinet (1896-1966) trabalha com o princípio da cooperação e, neste, a organização da sala de aula tem caráter emergencial com estruturas a serem preenchidas a partir das atividades dos alunos.
D) Alexander Sutherland Neill (1883-1973) e Antón Semiónovich Makarenko (1888-1939) são expoentes da tendência multicultural nas teorias da aprendizagem.
E) Jean Piaget (1896-1980) busca explicação o desenvolvimento da inteligência humana. Para tanto, trabalha de forma minuciosa os estágios de desenvolvimento cognitivo, com destaque para o estágio operatório formal, posto ser o mais importante de todos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 204
Vamos para o Anterior: Exercício 202
Tente Este: Exercício 166
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia